Artigos Recentes
19 nov. 2024
Mais de 10.000 obras de terra indígenas escondidas na Amazônia revelam as conexões humanas com a floresta
Graças à tecnologia LiDAR de sensoriamento remoto, ou tecnologia de detecção e alcance de luz, os pesquisadores conduziram levantamentos que identificaram obras de terra não documentadas anteriormente.
23 janv. 2024
Desvendando os segredos do Geopark Araripe: um tesouro de maravilhas geológicas e culturais
Um parque fantástico no Ceará reconhecido pela UNESCO por sua importância geológica e que abriga nove geossítios, incluindo a Chapada do Araripe e o Vale do Cariri. A área é conhecida por seus restos fossilizados de dinossauros e outras criaturas pré-históricas, bem como por suas comunidades tradicionais e patrimônio cultural.
23 janv. 2024
O primeiro registro de um cão doméstico pré-colombiano (Canis lupus familiaris) no Brasil
A descoberta de um cão doméstico no Brasil desafia as crenças anteriores sobre a linha do tempo da migração humana e do intercâmbio cultural nas Américas, fornecendo novas percepções sobre a vida das sociedades pré-colombianas.
23 janv. 2024
Descoberta Arqueológica na Amazônia Revela 48 Ilhas Construídas por Indígenas na Era Pré-Colonial
Uma pesquisa arqueológica revelou a existência de 48 ilhas construídas por povos indígenas na Amazônia durante a era pré-colonial. Essa descoberta lança luz sobre as habilidades e o conhecimento avançado das antigas civilizações na adaptação ao ambiente amazônico.
23 janv. 2024
Descoberta Arqueológica Revela Pinturas Pré-Históricas na Amazônia
A descoberta de pinturas rupestres na Amazônia, com cerca de 12.500 anos, oferece uma nova visão sobre a vida pré-histórica na região. Essas obras detalham animais extintos e a vida dos primeiros habitantes, expandindo o conhecimento sobre as interações humanas na era do gelo.
23 janv. 2024
Os povos pré-históricos amputavam ritualmente os seus dedos para agradar aos deuses? Novas pesquisas sugerem que a prática pode ter sido generalizada
Um novo estudo sugere que os povos pré-históricos podem ter amputado ritualmente os seus dedos para apaziguar as divindades. A prática, encontrada na arte rupestre de diversos lugares, pode ter sido generalizada e ainda hoje é praticada em algumas culturas.



















